O planejamento de empresas incluindo
práticas sustentáveis vem sendo cada vez mais sendo exigido por consumidores e organizações
responsáveis pela regulamentação de ações em relação ao meio ambiente e à
sociedade.
Um impasse que as organizações enfrentam ao tentarem se adequar a esse processo é o suposto “alto custo” da produção sustentável. Existe a crença de que para um negócio se tornar “sustentável”, é preciso aumentar os recursos do orçamento, elevando o valor de produtos e serviços.
Um impasse que as organizações enfrentam ao tentarem se adequar a esse processo é o suposto “alto custo” da produção sustentável. Existe a crença de que para um negócio se tornar “sustentável”, é preciso aumentar os recursos do orçamento, elevando o valor de produtos e serviços.
Em contrapartida, existem especialistas
e empresas que asseguram: a crença de que “produtos
sustentáveis são sempre mais caros” não passa de um mito: nem sempre os custos
aumentam. Ademais, em muitos casos, consumidores estarão dispostos a valorizar
produtos social e ambientalmente corretos.
Independentemente da polêmica, a inserção da sustentabilidade
na estratégia empresarial é o caminho para internalizar tal conceito.
L’oreal
A L’oreal, empresa com atuação global em produtos de beleza, exemplifica a citada inserção. Em outubro de 2013, a Empresa lançou o programa Compartilhando a beleza com todos, focado em quatro pilares: Inovação, Sustentabilidade, Produção Sustentável e Comportamento do Consumidor.
Alexandra Palt, diretora de responsabilidade corporativa da L´oreal, explica os compromissos de sustentabilidade empresariais para 2020:
L’oreal
A L’oreal, empresa com atuação global em produtos de beleza, exemplifica a citada inserção. Em outubro de 2013, a Empresa lançou o programa Compartilhando a beleza com todos, focado em quatro pilares: Inovação, Sustentabilidade, Produção Sustentável e Comportamento do Consumidor.
Alexandra Palt, diretora de responsabilidade corporativa da L´oreal, explica os compromissos de sustentabilidade empresariais para 2020:
Clique aqui para assistir. Vídeo publicado em março de 2015. |
Segundo a executiva, os consumidores
e demais stakeholders podem esperar
da L'Oréal que esta tenha responsabilidade com os compromissos assumidos, por
meio de números concretos e indicadores de performance
(KPIs - Key Performance Indicators).
Independentemente dos resultados dos compromissos assumidos, destaca-se a inserção da sustentabilidade no discurso corporativo.
Independentemente dos resultados dos compromissos assumidos, destaca-se a inserção da sustentabilidade no discurso corporativo.