sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Estratégia com sustentabilidade: reflexões


O planejamento de empresas incluindo práticas sustentáveis vem sendo cada vez mais sendo exigido por consumidores e organizações responsáveis pela regulamentação de ações em relação ao meio ambiente e à sociedade.

Um impasse que as organizações enfrentam ao tentarem se adequar a esse processo é o suposto “alto custo” da produção sustentável. Existe a crença de que para um negócio se tornar “sustentável”, é preciso aumentar os recursos do orçamento, elevando o valor de produtos e serviços.


Em contrapartida, existem especialistas e empresas que asseguram: a crença de que “produtos sustentáveis são sempre mais caros” não passa de um mito: nem sempre os custos aumentam. Ademais, em muitos casos, consumidores estarão dispostos a valorizar produtos social e ambientalmente corretos.

Independentemente da polêmica, a inserção da sustentabilidade na estratégia empresarial é o caminho para internalizar tal conceito. 

L’oreal


A L’oreal, empresa com atuação global em produtos de beleza, exemplifica a citada inserção. Em outubro de 2013, a Empresa lançou o programa Compartilhando a beleza com todos, focado em quatro pilares: Inovação, Sustentabilidade, Produção Sustentável e Comportamento do Consumidor.


Alexandra Palt, diretora de responsabilidade corporativa da L´oreal, explica os compromissos de sustentabilidade empresariais para 2020: 


Clique aqui para assistir. Vídeo publicado em março de 2015.

Segundo a executiva, os consumidores e demais stakeholders podem esperar da L'Oréal que esta tenha responsabilidade com os compromissos assumidos, por meio de números concretos e indicadores de performance (KPIs - Key Performance Indicators). 

Independentemente dos resultados dos compromissos assumidos, destaca-se a inserção da sustentabilidade no discurso corporativo.