O livro
Gestão dos Stakeholders, publicado
pela Editora Saraiva (edição de 2010, com tiragens em 2010, 2012 e 2015) e coordenado
pelas professoras Thelma Rocha e Andrea Goldschmidt, apresenta um conjunto de
textos importantes para quem estuda e pratica temas como governança corporativa
e gestão estratégica, especialmente quando isso requer compreender as
expectativas dos públicos estratégicos ou relevantes de uma organização – seus stakeholders.
Os 12 capítulos
da obra são escritos por distintos autores, incluindo as próprias coordenadoras,
e fazem uma ampla cobertura de relacionamentos com os públicos supracitados,
conforme se observa abaixo:
1 –
Introdução
2 – Gestão
dos stakeholders para a construção de
vantagem competitiva
3 –
Engajamento com stakeholders e o
relatório de sustentabilidade
4 –
Relacionamento com os acionistas
5 –
Relacionamento com o público interno
6 –
Relacionamento com os consumidores e clientes
7 – Relacionamento
com a imprensa
8 – Relacionamento
com a comunidade e sociedade
9 – Fornecedores
e cadeia produtiva
10 – O
contexto da comunicação com os stakeholders
11 – Planejamento
estratégico de comunicação com stakeholders
12 – Tendências
e processo de engajamento com stakeholders
Além do
embasamento teórico, a obra apresenta ferramentas interessantes egressas da
literatura sobre gestão de stakeholders.
Um primeiro exemplo é a matriz Interesse
x Poder do Stakeholder (capítulo 2), ferramenta que permite identificar stakeholders mais críticos sob as duas
dimensões. Outro exemplo são os vários instrumentos de comunicação com os
públicos internos (capítulo 5), abrangendo periódicos, comunicação operacional,
eventos e programas de incentivo.
Gestão dos Stakeholders apresenta, ao final de cada capítulo, referências
bibliográficas para o aprofundamento dos leitores. Além das coordenadoras Thelma
Rocha e Andrea Goldschmidt, participam do livro os professores Arnaldo Marques,
Gisele Jordão, Izolda Cremonine, Paulo Roberto da Cunha, Márcio Ribeiro
Fonseca, Maurício Turra Ponte e Roberta de Carvalho Cardoso, com ampla visão acadêmica
e organizacional sobre os assuntos tratados.
Leia
também: