O reporte obrigatório de informações sobre a sustentabilidade corporativa pode ser benéfico para as empresas, aumentando seu valor. Esta é uma das conclusões mais importantes do artigo denominado The consequences of mandatory corporate sustainability report (As consequências do relatório obrigatório de sustentabilidade corporativa), publicado pelos pesquisadores Ioannis Ionanou (London Business School) e George Serafeim (Harvard Business School), na Harvard Business School. O artigo em questão foi elaborado em 2011 e revisado em 2017 pelos autores.
Os autores pesquisaram os efeitos de regras de divulgação informacional sobre a sustentabilidade de empresas na China, Dinamarca, Malásia e África do Sul. Destacam-se aqui duas conclusões do estudo entre outras. A primeira é a constatação de que diversas empresas desses países aumentaram significativamente sua divulgação informacional, para atenderem a regras do ambiente institucional. Em segundo lugar, os resultados da pesquisa sugerem que a intensificação dos reportes por essas empresas as tornou mais valiosas.
A segunda conclusão anterior, especificamente, indica que se a disponibilização de informações pelas empresas não ocorrer de forma espontânea, o que é o desejável quando se considera o princípio da transparência aplicado à governança corporativa, se esta vier de forma compulsória, por imposição do ambiente institucional, isso pode ser benéfico para as empresas. Mesmo tendo que envidar esforços que têm custo para apresentar seus reportes aos interessados, estas se tornam mais valorizadas no mercado.