Apenas
um terço das companhias analisadas por um estudo de pesquisadores do IMD, em Lausanne
(Suiça) demonstram coerência entre o discurso e a prática, quando se fala em
sustentabilidade. Considerando as necessidades de envolvimento do maior número
possível de empresas nas questões socioambientais, é importante oferecer às
empresas ferramentas que as permitam acelerar a sincronização entre o discurso
e a prática.
Nesse sentido,
o livro Winning Sustainability Strategies
(Editora Palgrave MacMillan, 2019), escrito por Benoit Leleux e Jan van der Kaaij,
oferece uma contribuição às empresas e executivos interessados. Mencionando o
estudo acima, o livro apresenta vários exemplos de empresas que têm conseguido
construir e implementar bons programas focados em sustentabilidade, por meio de
uma combinação entre finalidade, direção e velocidade, a qual os autores
denominam Vectoring
(Vetorização).
Com
base em informações associadas ao Dow
Jones Sustainability Index (DJSI), Benoit Leleux e Jan van der Kaaij apontam
variados casos de Vectoring, metodologia
que, segundo os mesmos, abrange o desenho e a execução de novos programas de
sustentabilidade, a inclusão de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
(Sustainable Development Goals – SDG’s)
em estratégias empresariais e a análise do impacto dos programas de
sustentabilidade na competitividade e no valor da empresa.
Os
SDG’s da ONU são 17 e pretende-se que eles sejam alcançados até 2030. O
primeiro desses objetivos – e o mais desafiador – é eliminar a fome no Planeta.