Uma pesquisa feita pela Deloitte
em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – Pesquisa Febraban
de Tecnologia Bancária 2019 –, baseada em informações de 2018, aponta que o mobile banking é o canal preferencial
dos brasileiros para transferências bancárias e pagamentos de contas. A
pesquisa foi feita com 20 instituições bancárias, as quais representam 91% dos
ativos bancários no Brasil.
Segundo a pesquisa, 60% das
transações bancárias já são feitas via smartphone
ou computador. O telefone celular, em especial, registrou crescimento de 80% em
relação à última edição da pesquisa (2018, baseada em informações de 2017).
Isso ocorre em função da praticidade, segurança e conveniência que os aplicativos
bancários proveem aos correntistas.
Ainda segundo a pesquisa, o setor
bancário segue investindo em tecnologias para aumentar as funcionalidades para
o público. Em 2018, R$19,6 bilhões foram gastos com tal propósito, entre
investimentos e despesas, valor que representa 3% de aumento em relação a 2017.
Os gastos se destinaram ao desenvolvimento de bancos de dados, ferramentas de
análise, inteligência artificial e computação cognitiva.
Assim, o setor bancário dispara no investimento em tecnologias
para prestar serviços e aumentar a comodidade dos seus clientes. Se esses investimentos, além da maior praticidade assegurada, ajudarem a
reduzir taxas de juros, especialmente para pequenas e microempresas, que
empregam milhões de brasileiros, além de ajudarem as pessoas físicas em sua conscientização financeira e na gestão de seus riscos, eles também contribuirão para que a
melhoria das condições econômicas do País.
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