Escrito
pelo professor Roberto Gonzalez, o livro Governança Corporativa – o
poder de transformação das empresas apresenta conceitos básicos e práticas de
governança corporativa, associando o tema governança a outros muito importantes
como mercado de capitais (especialmente no caso das empresas que operam nesse
mercado), contabilidade e sustentabilidade.
Além da
conceituação básica, o livro destaca como as boas práticas de governança
corporativa, a transparência e o relacionamento das organizações empresariais
com seus diversos públicos relevantes (stakeholders)
podem agregar valor à marca empresarial. A obra destaca, ainda, a importância
da contabilidade para que se possa praticar uma boa governança. E dedica
especial atenção ao conceito de sustentabilidade, enfatizando que não é
factível ter uma boa governança sem critérios que busquem tornar a organização
sustentável, sendo válido também o oposto.
“Governança Corporativa – o poder
de transformação das empresas” está estruturado nos
seguintes capítulos:
1 – Afinal,
o que é governança corporativa?
2 – Mercado
de capitais
3 – Estrutura
de poder e governo
4 – A
transparência das organizações
5 – Governança
e contabilidade
6 – Governança
e sustentabilidade
7 –
Casos concretos
Roberto
Gonzalez, autor da obra, é administrador de empresas, MBA em mercado de capitais
e tem atuado em diversas organizações e frentes: no TheMediaGroup, como diretor,
na Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (FIDES), no Conselho
Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (Bolsa de
Valores) e na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do
Mercado de Capitais. Tem atuado também em diversas instituições de ensino, como
a Trevisan Escola de Negócios, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
(IBGC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) entre outras.