O
documentário Cowspiracy: the sustainability secret (Cowspiracy: a sustentabilidade secreta) foi lançado em 2014, sendo dirigido e produzido por
Kip Andersen e Keegan Kuhn. Trata da agropecuária e, em menor medida, da pesca,
apontadas no filme como atividades altamente poluentes e produtoras de gases de
efeito estufa (GEE´s).
Além de
apresentar as atividades citadas como principais produtoras de GEE´s,
Cowspiracy critica organizações ambientais, as quais não estariam concedendo a
importância devida à poluição provocada pela atividade agropecuária. Entre as organizações
analisadas em Cowspiracy, estariam Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd
Conservation Society e Rainforest Action Network. Segundo o documentário, essas
entidades teriam certa reserva em tratar da atividade agropecuária como forte
vetor de poluição do Planeta.
O conteúdo
de Cowspiracy tem sido fortemente contestado;
seus críticos alegam que a contribuição da agropecuária e do desmatamento à
poluição ambiental não se dá nos níveis apontados pelo documentário, alegando
que o uso de combustíveis fósseis é amplamente mais nocivo ao Planeta. Segundo
esses críticos, os números que embasam o documentário são falsos e este não
teria honestidade intelectual, ao imputar à agropecuária o maior peso pelo
aquecimento global.
Independentemente
da veracidade dos números, a agropecuária e o desmatamento a ela associado contribuem
para a poluição ambiental e somente por este motivo já valeria a pena assistir
ao documentário. É importante também lembrar que o uso de carne animal é controverso,
quando se considera a saúde das pessoas. Quem fizer pesquisas na internet encontrará opiniões contra e a
favor do consumo da carnes e, nesse contexto, ter uma visão mais conservadora
e comedida, evitando exageros ou buscando alternativas alimentares saudáveis, parece ser a postura prudente. Por fim, existe ainda aqueles que
defendem os direitos dos que não tem voz (voice), ou seja, os animais.
Cowspiracy
foi feito por meio de financiamento coletivo: pouco menos de 1500 contribuidores
doaram cerca de U$ 117 mil, montante que mais do que dobrou a expectativa
inicial de arrecadação. Uma versão disseminada a partir de 2015 pela Netflix teve Leonardo DiCaprio
como produtor executivo.