A palavra greenwashing significa, literalmente, lavagem verde. E o que significa esta segunda expressão? Corresponde
à postura de algumas empresas que tentam criar – e muitas vezes, criando – uma falsa impressão de
compromisso com a sustentabilidade, sem que isso corresponda à realidade da
organização.
As empresas que praticam greenwashing costumam usar, em embalagens
de produtos, palavras e termos que atraem a atenção de consumidores, sem, entretanto,
entregar o que prometem. As embalagens de seus produtos trazem palavras e
expressões como “ecológico”, “sustentável”, “amigo do meio ambiente” e outras,
mas a realidade de seus produtos é outra.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) fez uma pesquisa com mais de 500 embalagens de produtos,
abrangendo higiene, limpeza e utilidade doméstica. Várias empresas foram
notificadas, no sentido de que esclareçam suas práticas e adequem suas
embalagens à realidade.
Entre as várias formas de
praticar greenwashing, resumem-se
abaixo as práticas apresentadas pelo Idec:
1 – Afirmação sem prova, vaga ou irrelevante
Empresas podem apresentar afirmações
sem demonstrar sua veracidade (sem provar o que dizem), de forma vaga (sem
significado para o consumidor) ou irrelevante (que não diferencia o produto de
outros). Podem, por exemplo, dizer que o produto economiza água sem demonstrar,
que ele é sustentável sem explicar o que isso significa, ou que não tem CFC,
sendo que outros produtos também não, já que a substância é proibida.
2 – Foco enganoso de questões ambientais
Empresas podem enfatizar uma
questão ambiental sem focar outra que é relevante. Por exemplo, podem usar
plástico alegando economia de água, sendo o material poluente. Ou dizer que o
produto usa menos plástico, mas, mesmo assim, usa e o material polui.
3 – Criação de fachada enganosa
Empresas podem mentir, dizendo
que o produto tem descarte seletivo, e isto não ser verdade. Podem também
iludir o consumidor, estampando, no rótulo, uma figura que dá a impressão de
certificação por entidade competente, mas que, na realidade, não é selo
certificador.
Para orientar consumidores, o
Idec desenvolveu um guia, que pode ser acessado em seu site.
Greenwashing é uma questão que diz respeito à governança corporativa
e à sustentabilidade, sendo fundamental que aqueles que dirigem uma empresa
tenham consciência do significado desse termo e criem diretrizes claras para
que os produtos não iludam ou mintam para um de seus principais stakeholders: os consumidores.
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