Safari de Estratégia (Strategy Safari: a
guide tour through the wilds of strategic management) é um dos clássicos
mais importantes da literatura acadêmica sobre planejamento e gestão da estratégia, resultando do trabalho conduzido pelos
professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel. Para quem deseja
se aprofundar no estudo das teorias da estratégia, esta é uma obra
imprescindível.
O livro resulta do exame de mais de 2 mil contribuições da literatura acadêmica produzida sobr estratégia, tendo identificado um conjunto de 10 escolas de pensamento ou teorias da estratégias, quais sejam:
- Escola
do Design.
- Escola
do Planejamento.
- Escola
do Posicionamento.
- Escola
Empreendedora.
- Escola
Cognitiva.
- Escola
do Aprendizado.
- Escola
do Poder.
- Escola
Cultural.
- Escola
Ambiental.
- Escola
da Configuração.
As
teorias em questão reúnem trabalhos de pensadores de vários campos de
conhecimento, como Administração, Economia, Sociologia, Ciência Política, História
e Psicologia entre outros. Estudar estratégia, para os autores de Safari de Estratégia, é como
compreender um animal completo, a partir do reconhecimento de suas várias
partes: cada parte é importante para compreender o todo e todas as teorias são importantes para que se possa consolidar o conceito de estratégia.
Os
professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel produziram um
livro imprescindível sempre recomendado em cursos sobre o seu tema central: as teorias da estratégia.
E produziram também outras obras, que podem ser adquiridas por leitores em
livrarias e/ou sites especializados
em livros.
Leituras sugeridas:
Em foco: o que é estratégia?
Em foco: que é arquitetura organizacional?
Em foco: o que é modelo de gestão?
Estratégia e visão de longo prazo interessam aos investidores em ações?
Leituras sugeridas:
Em foco: o que é estratégia?
Em foco: que é arquitetura organizacional?
Em foco: o que é modelo de gestão?
Estratégia e visão de longo prazo interessam aos investidores em ações?