sábado, 14 de setembro de 2019

Indicação: documentário “Em busca dos corais”


O documentário Chasing coral (Em busca dos corais), de 2017, é uma produção estadunidense escrita e dirigida por Jeff Orlowski e produzido por Larissa Rodes. O filme acompanha uma equipe de mergulhadores, cientistas e fotógrafos, cujo propósito é documentar o processo de desaparecimento de recifes de corais em oceanos e mares. Durante três anos, seus criadores puderam contar com filmagens de voluntários em 30 países e o apoio de mais de 500 pessoas por todo o Planeta.

Recifes de corais são ecossistemas com grande biodiversidade, complexidade e beleza ímpar, sendo o habitat de milhões de espécies marinhas. Estima-se que uma a quatro espécies marinhas vivam nesses recifes, cuja biodiversidade também tem sido aproveitada por seres humanos como fonte de alimento e de obtenção de substâncias para uso pela indústria farmacêutica. Além disso, dada sua beleza extraordinária, os recifes atraem a visitação de mergulhadores, tornando-se atração turística em variados lugares do Planeta.

Entretanto, o aquecimento global, a poluição e a pesca excessiva ameaçam os recifes de corais, especialmente em função do fenômeno denominado branqueamento, causado pelo aquecimento dos oceanos e mares. O fenômeno cria a expulsão de pigmentos fotossintetizantes, o que torna o tecido dos corais branqueado e translúcido, sem as cores que caracterizam sua imensa beleza. É possível recuperar recifes de corais prejudicados pelo branqueamento por meio de sua proteção, mas, mesmo assim, eles serão mais frágeis do que eram antes de serem prejudicados pelo fenômeno.

O documentário Em busca dos corais foi lançado originalmente no Festival Sundance de Cinema, nos EUA, e disseminado pela Netflix em âmbito global. Conforme o filme mostra, ainda não é tarde para evitar a extinção dos recifes de corais no Planeta, mas o tempo urge. Independentemente da ameaça, ver o documentário é uma oportunidade de conhecer incríveis cidades marinhas naturais, povoadas por criaturas inimagináveis, as quais muitas pessoas não conhecerão, mesmo que a humanidade salve os recifes de corais da extinção.

Veja a seguir o trailer oficial do documentário.