No livro Gestão de Pessoas, cujo autor é o professor Idalberto Chiavenatto
(2008), a gestão de pessoas se refere ou corresponde às políticas e práticas
necessárias para administrar o trabalho das pessoas – os seres humanos – nas
organizações. As políticas e práticas em questão podem ser resumidas em processos
básicos integrantes da gestão, segundo o ilustre professor.
Quais são os processos básicos da
gestão de pessoas? Eles estão resumidos no quadro seguinte:
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Nota:
Os processos 1, 3, 4, 5, 8 e 9 (seis)
são identificados pelo professor Idalberto Chiavenatto no livro Gestão de
Pessoas (2008). Os processos 2, 6, 7, 10 e 11 (cinco) são explicitados por Maria
Aparecida Hess Loures Paranhos e Mônica Mansur Brandão no artigo Pessoas e cultura: como elas ajudam a
construir um modelo de gestão sustentável? (novembro de 2018).
A gestão de pessoas é um dos
principais desafios da gestão organizacional, haja vista que diferentemente de
outros elementos que integram a organização, como recursos financeiros,
máquinas, equipamentos, estoques, marcas e patentes entre outros, seres humanos
têm necessidades e aspirações, expressos na famosa pirâmide de Maslow, a seguir
representada:
A pirâmide anterior foi proposta
pelo psicólogo estadunidense Abraham Maslow (1908-1970), estudioso da
Administração identificado com a Escola Humanística deste campo de conhecimento.
Note-se, na pirâmide acima, a representação das necessidades dos seres humanos
desde aquelas fisiológicas (base da pirâmide) até aquelas associadas a
realização pessoal (topo).
A pirâmide de Maslow tem sido
questionada com respeito à hierarquia entre as necessidades nela representadas,
mas não quando à existência desses elementos. Assim, os
processos de gestão de pessoas devem ser construídos conhecendo-se a priori as
necessidades das pessoas e como elas poderão contribuir para um
desempenho organizacional diferenciado, tornando tais processos eficazes.
Sugestões de leitura:
Por que a liderança deve ser objeto de grande atenção dos líderes?
Por que a cultura deve ser objeto de grande atenção dos conselhos de administração?
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