O livro A riqueza
na base da pirâmide (The fortune at the bottom of the pyramid: erradicating
poverty through profits), de autoria do professor Coimbature Krishnao
Prahalad, mais conhecido como C. K. Prahalad, propõe que as empresas considerem
os pobres como empreendedores e consumidores, ao invés de como vítimas que
necessitam de doação e caridade.
De acordo com A riqueza na base da pirâmide, os pobres representam um gigantesco mercado, ainda não
atendido ou mesmo subatendido pelas empresas, sendo que estas têm falhado em
ajustar seus modelos de negócios para esse mercado promissor, constituído por
quatro bilhões de seres humanos.
O livro
destaca que servir ao mercado dos pobres requer inovações na concepção de
produtos, do marketing e da
distribuição. E requer fazer cair por terra vários mitos sobre os seres humanos
com menor poder aquisitivo individual, como por exemplo, o de que eles têm
risco de crédito ou de que se interessam apenas por produtos de baixa qualidade
e baixo preço.
Três
são os princípios identificados pelo professor C. K. Prahalad no desafio de
atender ao mercado de quatro bilhões de pobres do Planeta:
1) Criar uma nova lógica
preço-desempenho, o que é mais abrangente do que oferecer preços mais baixos.
2) Fazer com que os produtos
cheguem onde as pessoas vivem e trabalham, considerando seus padrões de trabalho
e horários.
3) Ter eficiência na
distribuição, pois os consumidores ditos pobres compram com base nas
disponibilidades financeiras que têm em mãos em dado momento.
C. K. Prahalad é graduado em Física na Universidade de
Madras (Chenai) e PhD pela Harvard University. Atuou na Union Carbide e tem lecionado
principalmente na Índia e nos Estados Unidos. O autor de A riqueza na base
da pirâmide tem vários livros escritos e é muito conhecido por seus trabalhos no
tema Estratégia. Um de seus livros mais famosos sobre Estratégia é Competindo pelo futuro (Competing for the
future), escrito em parceria com o professor Gary Hamel.