sexta-feira, 27 de maio de 2022

A percepção de conselheiros e diretores e as decisões (1/2)


Conselheiros de administração e diretores executivos são impactados pelas suas respectivas percepções humanas. É importante haver consciência sobre essas percepções e sobre como elas podem ser afetadas.

Considerações iniciais

Decisões são baseadas em informações recebidas por seres humanos por intermédio de seus cinco sentidos. Os indivíduos recebem, processam e organizam as informações recebidas, chegando a uma visão que, para eles, faz sentido. Tal processo é denominado por Stephen P. Robins, professor da Universidade de San Diego e estudioso de decisões, como percepção.

Conforme explica o professor Nélio Oliveira, no curso sobre negociação por ele ministrado na PUC Minas Virtual, a conclusão a que se chega no bojo do processo supracitado depende de três fatores: 1) o objeto que está sob análise; 2) aquele que avalia; e, 3) o contexto da avaliação.

A figura seguinte ilustra o dito:


Fonte: criado pela autora, para firmar conceitos.

Como explicar esses três fatores acima, considerando o ambiente de governança corporativa e seus integrantes, conselheiros de administração e diretores executivos? A seguir, buscamos explicar, por meio de exemplos hipotéticos, como isso pode acontecer.

Entendendo os fatores que afetam percepções

Imaginemos que um dado projeto de investimento, relacionado à expansão de atividades no exterior, esteja sendo apreciado em nível da diretoria executiva de uma empresa.

O projeto em questão é consistente com o planejamento estratégico empresarial, mas isso não assegura aprovação automática e ele carece de avaliação, estando em sua primeira rodada de discussões.

Para dois diretores distintos, as percepções podem ser as seguintes sobre o projeto em tela, após sua primeira apresentação por seus propositores:


Fonte: criado pela autora.

Note-se, no quadro acima, que:

1) Um mesmo objeto, o projeto considerado, apreciado por dois indivíduos distintos, os Diretores 1 e 2, pode ser avaliado de distintas formas, ora com bom retorno econômico e implementável, ora com bom retorno, mas colidindo com a cultura da organização.

2) O mesmo projeto pode causar distintas impressões, conforme as características do indivíduo – maior ou menor viés econômico ou a riscos – e suas experiências passadas – bem-sucedidas ou nem tanto.

3) O contexto de análise pode ser percebido de formas bem diferentes.

Chama-se a atenção ao ponto de que o projeto do exemplo hipotético apresentado ainda se encontra em sua primeira rodada de discussões, mas os indivíduos já expressam diferentes percepções iniciais em relação à iniciativa (lembrando que todo projeto é uma iniciativa, com começo, meio e fim).

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Sobre o professor Nélio Oliveira:

Nélio Oliveira é graduado e mestre em Administração pela UFMG. Atuou durante anos em organizações públicas, privadas e de economia mista, dos setores primário, secundário e terciário, tendo assumido cargos gerenciais em departamentos de produção, finanças, vendas e recursos humanos. É autor do livro Automated Organizations: Development and Structure of the Modern Business Firm (Editora Springer). Leciona em cursos de Administração da PUC Minas e tem experiência de uma década em cursos EAD.

Sobre o curso citado:

O curso Negociação e Tomada de Decisão, ministrado pelo professor Nélio Oliveira, é oferecido pela PUC Minas, virtualmente, compondo-se de quatro unidades, quais sejam: modelos de tomada de decisão, a prática da tomada de decisão, conflito e negociação e desenvolvimento de competências de negociação.

Mônica Mansur Brandão