segunda-feira, 11 de setembro de 2023

G20 e OCDE atualizam princípios de governança


O G20 e a OCDE anunciaram uma atualização nos Princípios de Governança Corporativa, em um relatório divulgado na segunda-feira, 11/9. Essas mudanças têm o intuito de ampliar o enfoque em sustentabilidade, paridade de gênero e a concentração de propriedade nas empresas. 

A revisão dos princípios foi realizada entre 2021 e 2023, sob a liderança do G20, da OCDE e do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB). O objetivo principal das alterações é auxiliar formuladores de políticas e reguladores na avaliação e melhoria das ferramentas relacionadas à governança corporativa, promovendo a confiança do mercado, integridade, eficiência econômica e estabilidade financeira, conforme informado pela OCDE.

O levantamento considera informações de empresas listadas em bolsas de 49 jurisdições ao redor do mundo. Embora a maior parte dessas empresas esteja na Ásia, os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado em termos de capitalização de mercado, de acordo com a OCDE.

As diretrizes de sustentabilidade incluídas nos princípios abordam questões como a crise climática e outros riscos e oportunidades relacionados. A OCDE destaca a importância de melhorar o acesso das empresas ao financiamento nos mercados de capitais e de promover princípios de governança corporativa que sustentem a resiliência das empresas e, por consequência, da economia como um todo.

Os princípios revisados estão organizados em seis capítulos, que abrangem tópicos como a base efetiva da governança corporativa, direitos e tratamento equitativo de acionistas, investidores institucionais, mercados de ações, transparência, responsabilidades do conselho e sustentabilidade e resiliência. 

Leia também: