Fundação Blender, Amsterdã, Holanda
A vitória do filme Flow, realizado com o software livre Blender, é um dos mais importantes marcos da diversidade e inclusão na cultura global. A obra foi agraciada com o Oscar, em sua edição de 2025, na categoria de melhor animação.
1 . Dois gols de placa
A seguir relacionamos dois gols de placa dessa muito importante vitória dos criadores de Flow na indústria cinematográfica:
- Inclusão e diversidade nessa indústria
Ao não exigir investimentos pesados em licenças, o software livre Blender permitiu que a criação independente de um pequeno estúdio da Letônia participasse do jogo da indústria cinematográfica.
Isso promoveu maior diversidade cultural e narrativa, abrindo portas e janelas para que histórias de diferentes povos e perspectivas sejam contadas e reconhecidas sem as barreiras econômicas e políticas tradicionalmente impostas aos criadores independentes.
- Fortalecimento do software livre e da soberania digital
O uso do Blender como principal ferramenta demonstra que é possível criar obras de alto nível sem depender de softwares proprietários, por vezes controlados por corporações.
E destacamos o fortalecimento da soberania digital, já que, com softwares livres, países podem desenvolver produtos culturais sem a dependência excessiva de terceiros.
2 . Sobre o software livre Blender e a Fundação Blender
O Blender é um software de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode verificar seu código, contribuir para sua melhoria e adaptá-lo às suas necessidades. Vem se desenvolvendo segundo um modelo de inovação colaborativa, no qual diferentes comunidades e pessoas de distingas partes do Globo trabalham juntas e sem a necessidade de pagar royalties ou seguir restrições impostas por empresas.
Quanto à Fundação Blender, foi criada em 2002 (há cerca de 25 anos) por Ton Roosendaal, para promover o desenvolvimento do Blender, software de modelagem, animação e renderização 3D de código aberto, que permitiu aos criadores de Flow serem agraciados pelo Oscar 2025.
3 . Sobre os softwares livres
Softwares livres reduzem a dependência tecnológica, permitindo que criadores e estúdios em qualquer lugar do mundo utilizem ferramentas gratuitas e de código aberto para produzir conteúdo de qualidade.
Países que investem em softwares livres reduzem sua dependência de fornecedores estrangeiros, mantendo recursos financeiros e conhecimento dentro de suas economias locais. O desenvolvimento de softwares livres cria oportunidades de trabalho para desenvolvedores e artistas em diferentes partes do Planeta.
O sucesso do Blender, na esteira do sucesso do filme Flow demonstra que modelos baseados em comunidades abertas e descentralizadas podem competir (e vencer) contra soluções corporativas fechadas, criando diversidade e inclusão cultural. Além de diversão para as pessoas e o seu encantamento.
Mônica Mansur Brandão
Veja também: